ARTIGOS RELACIONADOS

Punta do Este: entre o mar e o rio


Romântica e divertida, jovial e clássica, glamorosa e cordial, vitivinícola e carnívora: algumas facetas de uma cidade entre duas águas.

 

O segundo menor país da América do Sul é também um dos mais sofisticados para sair de férias, sobretudo na terra banhada pelas águas do Rio de la Plata, em um extremo, e o Oceano Atlântico, no outro. Punta del Este é uma península que a bússola aponta quando se trata de descanso, desfrutar a praia e comer como nunca. Apesar de seu magnetismo, segue sendo muito exclusiva, e a combinação da natureza e cidade tem um encanto único.

 

A experiência de Praia tem ao menos duas versões: os esportes aquáticos mais extremos, os turistas mais jovens e a festa que acontece na Playa Brava; em Playa Mansa, de águas tranquilas, é possível praticar esqui e é um dos palcos mais privilegiados para ver o entardecer.

Fora da água, a oferta de atividades vai de compras (aqui há boutiques dos melhores estilistas do mundo) a museus (incluindo a visita à charmosa Casapueblo, a poucos quilômetros de Punta del Este). Deve-se fazer uma longa pausa na gastronomia: aqui o vinho é um protagonista de cada mesa e os restaurantes oferecem experiência de degustação que realçam os sabores de uma região que se caracteriza por sua multiplicidade de heranças. É quase obrigatório: comprar uma garrafa de Tannat, de preferência enquanto faz um tour pelas vinícolas e adegas.

 

Um passeio para fora da cidade o conduzirá a Arboretum Lussich, uma reserva florestal em que se conservam diferentes espécies de árvores e plantas que vale a pena ir descobrindo em uma longa caminhada. Do ponto mais alto, a paisagem inesquecível é de fotografia.