consumidor alerta

 

 

Conselho aos nossos Membros

 

Como os membros poderão constatar a partir de outros avisos nesta página, empresas sem escrúpulos continuam prontas a tentá-lo e a confundi-lo, para o levarem a pensar que estão ligadas ao RCI, com o objectivo de lhe venderem os seus "serviços". Em muitos casos, estes "serviços" são de muito pouca qualidade ou simplesmente inexistentes.

 

Normalmente, estas empresas utilizam chamadas ou e-mails não solicitados e afirmam falsamente fazerem parte ou estarem associadas ao RCI. Se receber uma chamada não solicitada ou um e-mail de uma pessoa que afirme estar a contactá-lo em nome do ou de acordo com o RCI, deverá sempre pedir, antes de mais nada, que lhe confirmem as informações referentes à sua última troca através do RCI (por ex. onde e quando foi). Caso a resposta não seja satisfatória, então isto significa que a empresa não é genuína, pelo que aconselhamos vivamente que interrompa de imediato todos os contactos, não forneça quaisquer dados pessoais e não adquira os serviços oferecidos. Informe o RCI caso receba chamadas ou e-mails suspeitos, para que possamos informar os outros membros, e tomar medidas de forma a acabar com tais situações.

 

Recomendamos ainda que considere contactar a Mindtimeshare (www.mindtimeshare.com), uma Associação de Consumidores que representa os interesses dos consumidores europeus que tenham sido vítimas de fraude relacionada com Timeshare. Estes irão, mediante o seu consentimento, utilizar a informação que lhes for fornecida para procederem a uma investigação mais aprofundada, e tomarem as medidas possíveis para que acções que se suspeitem ser desonestas sejam publicitadas e eliminadas.

 

RCI International, Madeira Regency Club (Fevereiro de 2015)

 

Tivemos conhecimento de que, pelo menos, um dos nossos membros do Madeira Regency Club recebeu um e-mail de uma organização utilizando o logótipo do RCI e intitulando-se “RCI International.” O e-mail pedia ao membro em questão para transferir dinheiro para uma conta bancária em Espanha, supostamente relacionado com o pagamento de taxas de manutenção.

O e-mail era totalmente fraudulento e o RCI não está envolvido na cobrança de taxas de manutenção.

Gostaríamos de pedir aos nossos membros, quer do Madeira Regency Club ou de outro lado qualquer, para nos contactarem imediatamente se receberem comunicações semelhantes e para não pagarem quaisquer quantias solicitadas.

 

Resort Care Europe

 

O RCI recebeu muitas informações de que os funcionários da empresa acima estão a contactar os membros do RCI, afirmando de forma fraudulenta estarem a contactá-los da parte do RCI. Acreditamos que esta empresa está ligada à Resort Servie Care (que utilizava métodos de vendas desonestos semelhantes). Gostaríamos que ficasse bem claro que não temos qualquer relação ou ligação, seja de que natureza for, com estas empresas, e as afirmações de que representam o RCI são inteiramente falsas. Aconselhamos vivamente que os Membros do RCI não façam quaisquer acordos com as mesmas, e que nos informem caso estas empresas os tentem contactar.

 

Easy Consulting SL - Spa

 

O RCI recebeu informações de que esta empresa está a contactar membros do RCI, declarando de forma falsa estar a contactá-los da parte do RCI.

 

A Easy Consulting SL opera ou está ligada às seguintes marcas: The Gift Company , Bonus Week Breaks, Resorts Direct, Direct Resorts International, Extra Weeks, Extra Time Online e The Ultimate Holiday Package. Tenha em atenção que o RCI não possui qualquer relação nem ligação, seja de que natureza for, a esta empresa ou a qualquer uma das marcas acima, e que qualquer afirmação por parte desta empresa, de que representa o RCI é inteiramente falsa. Aconselhamos vivamente que os Membros do RCI não façam quaisquer acordos com a Easy Consulting SL, e que nos informem caso estas empresas os tentem contactar. Aviso aos nossos Membros Turcos

O RCI recebeu recentemente algumas informações de que revendedores fraudulentos têm estado a contactar os nossos membros turcos. Normalmente, estes revendedores contactam os membros por telefone e pedem dinheiro em troca de tratarem da venda do timeshare do membro. Qualquer montante que o membro envia nunca mais é devolvido e o timeshare nunca é vendido.

 

O RCI aconselha vivamente os membros a não enviarem qualquer montante ou darem quaisquer informações a qualquer empresa que os contacte desta forma. Recomendamos que, em vez disso, os membros interrompam tais telefonemas e informem a polícia local.

 

Resorts Direct – United Kingdom

 

O RCI recebeu informações de que representantes da empresa acima contactaram Membros, afirmando de forma falsa estarem a contactar em nome do RCI. A Resorts Direct utiliza o website www.resortsdirect.co.uk.

 

Gostaríamos que ficasse claro que nós não temos qualquer tipo de relação ou ligação , seja de que natureza for, com a Resorts Direct, e que qualquer afirmação por parte da Resorts Direct, de que representa o RCI é falsa. Informe-nos caso receba qualquer telefonema deste tipo.

 

“RCI Viajes”

 

O RCI tem conhecimento da organização acima, que utiliza o website www. rciviajes.com. O RCI gostaria de esclarecer que não tem qualquer relação ou ligação, seja qual for, com “RCI Viajes” e que “RCI Viajes” não possui qualquer direito de utilização do nome ou logo do RCI.

O RCI está a tomar medidas para parar com este abuso por parte de “RCI Viajes” e aconselha vivamente que os Membros do RCI não façam qualquer tipo de negócio com “RCI Viajes”.

 

Realistix Browser Suite – Tenerife

 

Recebemos a informação de que pessoas que comercializam o software acima declararam falsamente estarem associadas ao RCI. O RCI gostaria de esclarecer que não tem qualquer ligação a este produto e não possui qualquer tipo de relação com quem quer que o comercialize. Qualquer indicação da parte de alguém que comercialize este produto, afirmando representar o RCI é totalmente falsa.

 

Update 1st October 2013

 

Face ao exposto no parágrafo acima, o RCI iniciou uma acção contra a Resort Care Europe e a Resort Servie Care no Tribunal Comercial em Valência, em finais de 2012.

Na sequência de uma audição sobre o assunto, a 30 de Setembro de 2013, o Tribunal ordenou que:- (i) tanto a Resort Care Europe como a Resort Servie Care deveriam deixar imediatamente de utilizar o nome do RCI; e (ii) deveriam publicar a decisão do Tribunal em dois meios de comunicação britânicos. Adicionalmente, foi ordenado à Resort Servie Care que pagasse ao RCI uma indemnização e as custas legais.

O resultado deste caso salienta o facto de o RCI levar extremamente a sério este tipo de actividades realizadas pela Resort Care Europe e Resort Servie Care, e que não hesitaremos em intentar uma acção judicial para nos protegermos, e aos nossos membros sempre que se revele apropriado.