OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS

DESTINOS RECOMENDADOS

Finlândia




Há poucos países como a Finlândia. Certamente não existem muitos lugares no mundo que se possam dizer detentores de
milhares de quilómetros de lagos e fenómenos naturais inspiradores, como o sol da meia-noite e a Aurora Boreal. A Finlândia tem isto e muito mais.

O Norte do país é palco de algumas das aventuras mais emocionantes da Finlândia. De Outubro a Abril, é verdadeiramente um paraíso de Inverno com uma emocionante variedade de actividades, desde esqui até safaris na neve, patinagem, passeio de mota de neve e churrascos nas regiões selvagens.

As regiões mais afastadas do Ártico abrangem a Lapónia finlandesa, onde o Inverno traz longas horas de crepúsculo. É para este místico paraíso de gelo que milhares de pessoas afluem antes do Natal todos os anos para conhecerem o Pai Natal.

Mais tarde nessa época, o céu da Finlândia acende-se com uma chama de luz multicolor, à medida que as Luzes do Norte, ou a Aurora Boreal, surgem no céu. Este incrível fenómeno natural é criado pela colisão de átomos com partículas carregadas de energia na alta atmosfera e envia luz verde, rosa, azul e vermelha atravessando o céu à noite.

À medida que a Primavera floresce na Finlândia, o país acorda para os dias ensolarados e luminosos, enfeitados pelas flores da estação. Este é o momento perfeito para explorar a região dos lagos, um planalto montanhoso e coberto por floresta no centro do país criado por glaciares. Possui mais de 187 000 lagos, que são um parque perfeito para nadar, passear de barco e pescar.

A capital da região, Jyväskylä, fica situada no cruzamento de três canais principais e possui a maior variedade do mundo de edifícios funcionalistas pelo famoso arquitecto Alvar Aalto.

As cidades da Finlândia são lugares divertidos para visitar e muitas foram galardoadas nos últimos anos com o estatuto de Capital Europeia da Cultura.

Por exemplo, Helsínquia, a capital que mistura bares da moda com galerias e museus de arte contemporânea, enquanto o arquipélago que a rodeia tem centenas de pequenas ilhas, criando um lugar idílico para fazer um cruzeiro.

Situada entre dois lagos, Tampere é uma das suas cidades em crescimento. Tem um passado industrial, mas agora muitos dos seus antigos locais comerciais foram transformados em bares e restaurantes. Também beneficia de uma bela catedral e de uma série de igrejas pitorescas.

A moderna Turku na costa sudoeste foi reconstruída após um incêndio que destruiu grande parte da cidade em 1827. Felizmente, ainda possui alguma história com um castelo que remonta a 1280 - um dos pontos turísticos mais visitados.

Viajar até à Finlândia está a tornar-se cada vez mais fácil, com voos para Helsínquia a partir da maior parte dos principais aeroportos europeus. Daí, há voos internos disponíveis para Tampere, Rovaniemi, Turku, Kuusamo e outras vilas e cidades principais.

Conduzir na Finlândia é fácil já que dispõe de uma boa rede rodoviária e todos os automóveis de aluguer estão equipados com pneus de neve. Há também uma extensa rede ferroviária que atravessa o país, inclusive as regiões mais afastadas do Norte.

Sugestões a não perder:

Rume ao gelo numa visita de um dia desde Rovaniemi a bordo do navio quebra-gelo Sampo, à medida que ele vai rasgando o seu caminho através do Ártico.

Veja a natureza em estado selvagem num dos últimos lugares selvagens do mundo. A Finlândia acolhe alces, linces, ursos, águias e corujas lapónicas.