OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS

DESTINOS RECOMENDADOS

França


 

Tão diversa quanto bonita, a França promete muito e cumpre sempre. É um país para todos os gostos – no fim de contas, os Franceses são conhecidos por terem uma joie de vivre e savoir faire naturais.

Os gastrónomos não precisam de procurar mais, os amantes da natureza dispõem de um destino durante todo o ano, os adoradores de praia e sol são mimados com tamanha oferta, os adeptos de caminhadas e do ar livre têm os Alpes e os Pirenéus, os que procuram descontracção rural têm Provence, Languedoc-Roussillon e Dordogne, apenas para mencionar alguns destinos. E para casais? Bem, esta é a pátria do romance.

A gloriosa e vasta linha costeira francesa abrange Charente e Vendée, com 160 quilómetros de praias arenosas limitadas por florestas de pinheiros. No interior, encontra extensas vinhas, magníficos restaurantes e os famosos parques temáticos de Puy du Fou e Futuroscope. A área também tem várias cidades que preservaram o seu encanto do mundo antigo, com ruas estreitas e de calçada e vários edifícios invulgares. Um exemplo é Cognac, que empresta o seu nome a um dos brandys mais conhecidos do mundo, e onde o pode observar a ser destilado.

No sul, Languedoc-Roussillon faz fronteira com o mar Mediterrâneo e com os Pirenéus. A área tem praias espectaculares, as reservas de vida selvagem de Camargue e Cevennes, agradáveis vistas sobre as montanhas entrelaçadas com rios e lagos e cidades com castelo como anfitriãs de nascentes e spas termais. Mas é, também, uma região rica da pré-história, onde pode ver ossos e ovos de dinossauros e, inclusive, restos humanos pré-históricos.

Dordogne é o lar de mais de 1500 castelos, incluindo o Château des Milandes, em Castelnaud-la-Chapelle, onde a artista Josephine Baker outrora viveu. Ainda mais impressionantes são os Château Monbazillac, Château Lanquais e Château Bannes.

No rio Dordogne, a antiga cidade de Bergerac tem encantadoras ruas em madeira, que levam a praças pitorescas cheias de cafés ao ar livre. Bergerac é uma área importante para o vinho e a magnífica habitação enclausurada do século XII, Maison de Vins de Bergerac, tem uma excelente mostra de vinhos.

Sendo uma das regiões mais belas de França, Provence tem uma tranquila serenidade, bem como uma vastidão de atracções para satisfazer todos os visitantes. Aqui, as aldeias medievais agrupam-se entre campos de lavanda, sendo a base de montanhas majestosas ocupadas por prados.

Uma vez mais, a história tem o seu papel na paisagem. Avignon é uma cidade medieval muito bem preservada, rodeada pelas muralhas fortificadas originais, no rio Rhône.

A antiga cidade de L’Isle-sur-la-Sorgue também é um excelente destino para um dia fora de casa. A “Veneza de Provence” é um labirinto de canais e braços de rios salpicado por gigantes plátanos, rodas de água, lojas de antiguidades e mercados.

Sugestões a não perder:

Conquiste a duna de areia mais alta da Europa, a Dune du Pilat, perto de Arcachon, nas imediações de Bordéus. Tem 108 metros de altura.

Descubra a história do Palais des Papes de Avignon, casa do Papa entre 1309–1377.

Paris fica à distância de uma viagem de comboio da maioria das cidades. Enquanto lá estiver, experimente uma mesa comum, uma experiência de refeição muito social.