OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS

DESTINOS RECOMENDADOS

Itália




Uma terra de arte, cultura, moda e história – vai ver que a Itália é o epítome da Dolce Vita.

Da histórica Roma, passando pelo centro de moda de Milão e a cidade romântica de Veneza até à divina Florença, a Itália tem destinos que estão entre os mais célebres do mundo. Mas não são apenas as cidades que o vão atrair até Itália. O campo – as pastagens verdes manchadas com ciprestes delgados, campos dourados e com céus azuis como pano de fundo – inspirou artistas e também fotógrafos.

O Sul de Itália geralmente tem bom tempo, com as temperaturas a ultrapassar os 32 °C em Julho e Agosto, mas com um tempo um pouco mais fresco em Maio, Junho, Setembro e Outubro.

Se a Itália é uma bota, então a bela Puglia é o seu elegante salto alto, ostentando algumas das melhores praias do país e os mares Adriático e Jónico. Aqui, pode desfrutar de uma das partes mais belas da costa italiana, incluindo o Promontorio del Gargano, com os seus penhascos brancos de alabastro que se erguem sobre a cidade e as praias de areia fina da Penisola Salentina.

Os gastrónomos vão devorar Puglia, que é conhecida como o jardim de Itália por produzir mais azeite do que todo o resto do país em conjunto e cerca de 75% das frutas e vegetais. Além disso, graças à sua longa costa, os restaurantes locais servem marisco e peixe fabulosamente fresco. Puglia é também uma popular região vinícola, onde são produzidos os Salento, San Severo e Negroamaro, para dar apenas alguns exemplos das variedades que produz.

Lecce é famosa pelos seus excelentes restaurantes e também por ser um centro de ornamentação arquitectónica conhecida como Leccese Baroque, e muitos dos edifícios da cidade são abençoados com estes complexos detalhes.

Cada região de Itália tem a sua própria paisagem, cultura e identidade devido aos muitos séculos em que foram cidades-Estado.

O Norte de Itália é onde pode encontrar as deslumbrantes montanhas dos Alpes e as Dolomitas, que atraem os entusiastas do desporto e do ar livre durante todo o ano. No Inverno, os esquiadores e os snowboarders afluem para os empreendimentos de esqui de primeira classe, como o Val Gardena, o Livigno, o Courmayeur e o Sella Ronda, enquanto que, no Verão, a deslumbrante beleza natural e o ar limpo e fresco fazem deste lugar um paraíso para os caminhantes, os ciclistas de montanha e os montanhistas e os muitos lagos alpinos atraem os nadadores, navegadores e até mesmo surfistas.

Caminhando para sul, mas ainda a norte de Roma, a Toscana é abençoada com algumas das paisagens mais evocativas do país. A principal atracção da região é Florença, famosa pela sua arte e arquitectura renascentistas e considerada uma das mais belas cidades do mundo.

E não nos esqueçamos de Pisa, com a sua torre inclinada, uma das imagens mais famosas de Itália. E também as menos famosas, mas igualmente cativantes cidades como Cortona, com as suas estreitas ruas medievais e bonitas igrejas.

Mas é o campo da Toscana que tem inspirado os artistas. Imagine vinhas carregadas, os olivais cheios de azeitonas maduras e campos deleitáveis de girassóis a baloiçar ao vento nas encostas e vai começar a perceber porquê.

A vizinha Úmbria pode só ter terra, mas é uma terra maravilhosa. Juntamente com o maravilhoso campo, onde os empreendimentos de agro-turismo produzem azeite e vinho, também possui cidades históricas singulares e cidades como Perugia, Spoleto, Assisi e Orvieto – que também são famosas pelo seu vinho.

A costa de Amalfi possui algumas das áreas costeiras mais apreciadas de Itália. É onde os edifícios se amontoam nos penhascos das cidades de Amalfi e Positano, criando panoramas deslumbrantes.