Conselhos sobre Timeshare

Advice on Timeshare

Serviços ao Consumidor da RDO (Resort Development Organisation)

 

RDO

A RDO (Resort Development Organisation - Organização para Desenvolvimento de Empreendimentos) é a associação comercial para titularidade de timeshare ou de férias em toda a Europa, abrangendo uma série de tipos de utilização incluindo timeshare, regimes de propriedade fraccionada, clubes de residências privadas, hotéis condomínio, clubes de destino, etc., todos com o objectivo de providenciar aos turistas alojamento de férias de qualidade através de vários conceitos de utilização. Os membros da RDO são constituídos por promotores de empreendimentos, empresas de trocas, empresas fiduciárias (trusts), sociedades gestoras, empresas de revenda e empresas de financiamento.

 

Os membros da RDO representam o melhor na titularidade de férias europeias e estão empenhados em elevados padrões de serviço e integridade. Eles estão vinculados por um código de conduta e um sistema de arbitragem independente, providenciando níveis de protecção para além daqueles exigidos por lei.

 

A RDO possui uma forte política do consumidor que possibilita aos consumidores endereçarem reclamações ou fazerem inquéritos gerais sobre os membros da RDO – empresas de gestão de empreendimentos, empresas de trocas, empresas fiduciárias (trusts), etc. A RDO fornece gratuitamente este serviço ao consumidor e esforçar-se-á por solucionar quaisquer reclamações válidas contra as empresas membros, tanto para satisfação dos titulares como das empresas membros da RDO.


As empresas membros da RDO acreditam que é importante que a RDO realize este serviço ao consumidor. O RCI apoiou a RDO desde o início e patrocina os seus eventos na indústria, coloca representantes nos seus grupos de trabalho e comissões, e apoia incondicionalmente o seu trabalho na protecção dos direitos dos consumidores e na garantia da melhor experiência de férias possível.

 

Os consumidores podem contar com a RDO como sendo justa e equitativa. A RDO tem toda a autoridade para decidir sobre queixas dos consumidores apresentadas contra os seus membros. Embora a RDO aja como mediadora entre os seus membros e titulares de timeshare, que apresentam queixas, não pode e não aplicará sanções legais contra os seus membros em nome dos titulares.

 

Acima de tudo, se a RDO estabelece que um membro viola continuamente o seu Código de Conduta ou actua à margem da lei, a RDO investigará o caso, seguindo procedimentos administrativos definidos.


O que faz a RDO?

 

A RDO trabalha com associações governamentais e de consumidores em toda a Europa para garantir que os interesses do sector e aqueles dos titulares de timeshare são salvaguardados quando são introduzidas novas leis.

Uma das suas principais prioridades é ajudar a proteger os titulares visados por impostores a operarem à margem da indústria - geralmente, empresas de revenda fictícias, clubes de férias ou mesmo pretensos esquemas "de acções colectivas". A RDO nomeou um antigo inspector da polícia espanhol que coopera com a polícia em toda a Europa, os Centros de Consumidores Europeus e organismos responsáveis pela aplicação da lei, como Trading Standards, com o derradeiro objectivo de fechar empresas fraudulentas.


Em resultado do trabalho da RDO com as autoridades, mais de 100 operadores fraudulentos cessaram a actividade desde 2005.

 

A importância do logótipo


O logótipo da RDO é o sinal do melhor em timeshare e é recomendável que aqueles interessados neste conceito de férias consultem o website da RDO www.rdo.org ou o departamento de serviços ao consumidor info@rdo.org para verificarem se uma empresa é afiliada na RDO, antes de fazerem uma compra.


Trabalhar com titulares de timeshare


A RDO sempre trabalhou estreitamente com a TATOC, sediada no Reino Unido, www.tatoc.co.uk, (A Associação de Titulares de Timeshare), a associação de consumidores representando os interesses de mais de um quarto de milhão de titulares de timeshare.

A RDO e a TATOC colaboram actualmente em encontrar soluções para problemas que afectam os titulares, como a revenda.

 

RDO trabalha com os meios de comunicação


Apesar dos elevados níveis de satisfação dos titulares, a cobertura da imprensa do sector pode ainda ser negativa, particularmente no Reino Unido. A vasta maioria das histórias "assustadoras" não é sobre titularidade de férias, apesar dos cabeçalhos. Trata-se de jornalistas a relatarem erradamente novos produtos de férias, i.e.: clubes de férias, como timeshare.

 

A RDO tem trabalhado incansavelmente para mudar as opiniões dos meios de comunicação e este programa educacional é uma prioridade alta desde 2012 para a organização.


Porque é que a RDO é importante para os consumidores?


  • Investigamos actividade fraudulenta e colaboramos com as autoridades para encerrar empresas.

  • Os nossos membros estão empenhados em elevados padrões de serviço e subscrevem o Código de Conduta da RDO.

  • Oferecemos um serviço gratuito de tratamento de reclamações aos clientes dos nossos membros.

  • Cooperamos com os governos para introduzirem legislação que seja justa tanto para a indústria como para os consumidores.

  • Informamos os meios de comunicação sobre a diferença entre titularidade de férias e clubes de férias.

  • Com a  TATOC, estamos a espalhar as boas notícias sobre a titularidade de férias.

  • O nosso website oferece aconselhamento abrangente sobre compra e venda de titularidade de férias.

  •  

O que deve um comprador procurar antes de comprar?


  • Verificar o histórico do promotor.

  • Analisar a qualidade do empreendimento e as facilidades disponíveis – é o certo para si?

  • Certificar-se de que leu atentamente o contrato de venda e compreendeu a estrutura legal, que é que tem de pagar e quais são as taxas de gestão.

  • O empreendimento está afiliado a uma empresa de trocas?

  • Descubra que serviços adicionais, a titularidade fraccionada cobre (por exemplo, aluguer de automóvel, transfer de/para aeroporto) e se isto envolve uma taxa adicional.

  • Que outras propriedades, se existentes, estão disponíveis na carteira da empresa. Descubra como funciona o sistema de reservas, particularmente durante períodos de época alta.

  • Verifique se lhe oferecem um período de reflexão, por escrito.

  •  

Vá a www.rdo.org (website profissional) e www.gotimeshare.org (website para consumidores) para saber mais. (Apenas em inglês.)