DESTINOS RECOMENDADOS

Lanzarote


 

Lanzarote

 

Se uma ilha alguma vez retratou a relação entre artista e musa, essa ilha seria Lanzarote. As suas evocativas e extraordinárias paisagens adquiriram uma grande importância criativa nas obras do artista e escultor César Manrique – a estranha beleza da ilha inspirou o estilo único pós-modernista do artista.

Existem vários exemplos notáveis de como Manrique utilizou o ambiente natural de Lanzarote para criar atracções extraordinárias, tal como o Mirador del Río, no Norte da ilha. Aqui, ao olhar através do Atlântico até à ilha vizinha de La Graciosa, começa a aperceber-se da beleza inerente de Lanzarote.

Seguindo para sul, a vasta praia de areia branca em Famara é apenas uma das várias magníficas extensões costeiras da ilha – outras podem ser encontradas nas cidades balneares de Puerto del Carmen, Costa Teguise e Playa Blanca, tal como ao longo das águas marinhas de Playa Papagayo.

Na costa leste, Jameos del Agua e o Jardim de Cactos oferecem mais exemplos do uso fascinante dos recursos naturais da ilha por parte de Manrique, com Jameos del Agua a receber concertos num auditório recortado em lava vulcânica.

Em direcção ao interior, a cidade de Teguise reivindica o estatuto de colónia espanhola mais antiga nas Ilhas Canárias e constitui um magnífico exemplo da vida em Lanzarote.

Esta antiga capital da ilha envolve os visitantes na sua história, com calçadas e alguns dos edifícios mais antigos de Lanzarote, que datam de 1455, tal como o Palacio de Marqués e a principal igreja da cidade da Nuestra Señora de Guadalupe.

Lanzarote é a única ilha no mundo a ter toda a sua área designada como Reserva da Biosfera da UNESCO – e o Parque Nacional de Timanfaya é o marco que a define. Os vulcões, que entraram em erupção pela última vez entre 1730 e 1736, deram outra forma à ilha e transformaram os seus habitantes e cultura.

No restaurante Manrique, no interior do parque, pode ter as suas refeições cozinhadas por um calor escaldante de 600 °C, proveniente do vulcão debaixo dos seus pés. Saindo do parque, as outras maravilhas naturais de Lanzarote incluem La Geria, uma arrebatadora região vinícola, lar de alguns dos vinhos mais apreciados das Ilhas Canárias, e o entusiasmante lago verde, em El Golfo.



Sugestões a não perder:

Compre uma pechincha no mercado semanal de Teguise – é um dos eventos mais populares na ilha.

Junte-se a uma caminhada em redor, no interior e no topo dos vulcões da ilha, no Parque dos Volcanes.