OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS

DESTINOS RECOMENDADOS

Espanha


 

Spain

 

Por mais que visite Espanha, há sempre uma razão para voltar a esta obra-prima do Mediterrâneo. Desde o litoral das Costas até ao interior acidentado, e a norte até às fronteiras com a França, a Espanha tem muito para encantar os visitantes.

A capital, Madrid e cidades proeminentes como Barcelona podem ter todas notoriedade, mas a Andaluzia é o coração apaixonado e vibrante de Espanha. Marbelha, na Costa del Sol da Andaluzia, no Sul de Espanha, está virada para o mar Mediterrâneo e tem uma zona costeira que se estende por mais de 26 quilómetros de praias brilhantes com sol magnífico durante quase todo o ano.

As ruas da cidade velha com ambiente vibrante têm no seu centro a Plaza de los Naranjos, uma praça colorida alinhada com plantas tropicais e laranjeiras. Durante o dia e nas noites quentes e abafadas, é um centro de actividade com bares e pequenos restaurantes animados, pequenas lojas e galerias de arte.

Para um dia longe da costa, a cidade de Mijas oferece uma visão singular da vida em Espanha, com burros a puxar carruagens pelas ruas pitorescas. Ronda e Antequera, ambas a cerca de uma hora de carro de Málaga, são cidades elegantes dominadas pela magnífica história e cultura.

Vale a pena fazer a viagem para contemplar, na ponte que atravessa o vale profundo em baixo, os pássaros a mergulharem e a descerem rapidamente sobre o desfiladeiro de Ronda. Mas há mais para descobrir nos edifícios fascinantes da cidade.

Antequera é tão rica em história que possui locais megalíticos entre as planícies outrora percorridas pelos heróis e bandidos mais famosos de Espanha.

Se o que procura é mais emoção cheia de adrenalina, a Costa del Sol, desde Estepona até Benalmádena, Fuengirola e Nerja, coloca à sua disposição safaris em jipes 4×4, moto-quatro, paramotor, espeleologia e canyoning a uma curta distância.

Málaga é o centro cultural da Costa del Sol. É a terra natal de Pablo Picasso, e o vinho doce produzido localmente é servido em barris gigantes acompanhados de deliciosas tapas ao som dos tacões no ritmo do flamenco.

Sendo uma das cidades mais antigas do mundo, datada do século VIII a.C., o centro histórico de Málaga tem edifícios mouros, enquanto a cave do museu Picasso alberga os vestígios mais antigos da cidade: as paredes da antiga cidade fenícia.

A costa leste de Espanha revela-se na Costa Blanca, onde Alicante e Benidorm estão entre as cidades com os empreendimentos preferidos. Alicante tem igrejas graciosas, um porto magnífico e quilómetros de extensas praias de areia. Benidorm cresceu da cidade jovem e festiva da costa leste para se tornar um dos melhores destinos da Costa Blanca. As suas praias de bandeira azul, lojas, locais de entretenimento e restaurantes fazem dela a cidade ideal para famílias.

Noutras partes da Costa Blanca, cidades como Dénia, Xàbia, Altea e Calpe estão repletas de ruas sinuosas e pavimentadas em pedra rolada, edifícios caiados e igrejas encantadoras, e os tons azulados do mar acompanham o visitante por toda a parte.

Las Salinas em Calpe é um local a não perder com observadores de aves que contemplam flamingos pernaltas e uma enorme variedade de outras espécies de aves.

Mais a norte, Tarragona, na Costa Dorada, fica apenas a 96 quilómetros a sul de Barcelona. Quer procure o sol, mar ou areia ou espreitar a rica tapeçaria de influência romana em Espanha, a região é uma revelação. Aqui, as ruínas romanas, incluindo um anfiteatro, complexos arqueológicos e museus, salpicam a paisagem rural, enquanto, nas imediações, Poblet alberga um impressionante mosteiro cisterciense.

Enquanto os amantes da natureza vão desfrutar dos parques e dos jardins de Tarragona, toda a família vai sentir emoções fortes no maior parque temático de Espanha: o Port Aventura, em Salou.

Sugestões a não perder:

Dirija-se ao Monte Benacantil em Alicante para ver o castelo de Santa Bárbara do século IX e para ter uma vista hipnotizante da área envolvente.

Faça uma curta viagem de carro desde a Costa del Sol e atravesse a fronteira para Gibraltar para ver os jardins botânicos e trazer algumas pechinchas livres de impostos.

Vá à capital – apanhe o comboio de alta velocidade em Málaga e estará em Madrid em duas horas e meia.

Coma como uma estrela no restaurante de Antonio Banderas, “La Posada de Antonio”, na cidade que o viu nascer – Málaga.