consumidor alerta

Conselho aos nossos Membros

Como os membros poderão constatar a partir de outros avisos nesta página, empresas sem escrúpulos continuam prontas a tentá-lo e a confundi-lo, para o levarem a pensar que estão ligadas ao RCI, com o objectivo de lhe venderem os seus "serviços". Em muitos casos, estes "serviços" são de muito pouca qualidade ou simplesmente inexistentes.

Normalmente, estas empresas utilizam chamadas ou e-mails não solicitados e afirmam falsamente fazerem parte ou estarem associadas ao RCI. Se receber uma chamada não solicitada ou um e-mail de uma pessoa que afirme estar a contactá-lo em nome do ou de acordo com o RCI, deverá sempre pedir, antes de mais nada, que lhe confirmem as informações referentes à sua última troca através do RCI (por ex. onde e quando foi). Caso a resposta não seja satisfatória, então isto significa que a empresa não é genuína, pelo que aconselhamos vivamente que interrompa de imediato todos os contactos, não forneça quaisquer dados pessoais e não adquira os serviços oferecidos. Informe o RCI caso receba chamadas ou e-mails suspeitos, para que possamos informar os outros membros, e tomar medidas de forma a acabar com tais situações.

Recomendamos ainda que considere contactar a Mindtimeshare (www.mindtimeshare.com), uma Associação de Consumidores que representa os interesses dos consumidores europeus que tenham sido vítimas de fraude relacionada com Timeshare. Estes irão, mediante o seu consentimento, utilizar a informação que lhes for fornecida para procederem a uma investigação mais aprofundada, e tomarem as medidas possíveis para que acções que se suspeitem ser desonestas sejam publicitadas e eliminadas.

 

Praetorian Legal

Acreditamos que a organização acima (que não é um escritório de advocacia) pode ter entrado em contacto com uma série de membros do RCI. Em particular, tomámos conhecimento de que a Praetorian se oferece para escrever ao RCI em nome dos membros para cancelar as suas subscrições.

A Praetorian cobra uma taxa pelo seu serviço. No entanto, acreditamos que, na maior parte das vezes, as perguntas ou as preocupações dos membros podem ser tratadas rapidamente e sem qualquer taxa se contactarem diretamente o RCI.

Por isso, pedimos a todos os membros contactados pela Praetorian que não concordem com qualquer pagamento, mas que contactem diretamente o RCI.

 

Club Class/ ITRA/ RCI Action Group

Estamos cientes de que a ITRA afirma ter instaurado uma ação judicial contra o RCI Europe e que tem tentado pedir aos membros que participem nesta ação através de vários meios. Fomos informados que, recentemente, o fazem através de uma organização com o nome "RCI Action Group". Podemos confirmar que foi instaurada uma ação contra a RCI Europe no Supremo Tribunal de Londres por um número de membros antigos e atuais. O caso avançou através de 4 reivindicações de teste. O RCI contestou veementemente as reivindicações efetuadas e, num acórdão de 20 de outubro de 2016, o Tribunal decidiu em favor do RCI em todas as reivindicações.

 

www.timesharecompensation.co.uk (janeiro de 2017)

Temos conhecimento do site da Internet/empresa de reclamações que, apesar de não ser um escritório de advocacia, se disponibiliza para oferecer serviços de reclamações e de compensações aos consumidores. Em particular, observamos que há uma descrição no site da Internet relativa às reclamações interpostas contra o RCI pelo "RCI Action Group", a que aludimos acima. Esta descrição é grosseiramente enganadora e contém declarações que são claramente falsas. Em especial, gostaríamos de salientar que o tribunal decidiu em favor do RCI, indeferiu todas as reclamações em causa e ordenou que os queixosos pagassem os custos do RCI. Exortamos os nossos membros para que não tenham qualquer envolvimento com esta empresa.

 

sellmytimeshare.tv
Monster Rewards SL

Tenha em atenção que o RCI não está associada à sellmytimeshare.tv nem à Monster Rewards SL. Não recomendamos quaisquer produtos ou serviços fornecidos pela sellmytimeshare.tv nem pela Monster Rewards SL, e quaisquer referências ao RCI no site da Internet da sellmytimeshare.tv foram feitas sem a nossa autorização.

No dia 28 de novembro de 2017, agentes da polícia do Reino Unido que investigavam assuntos relacionados com a Monster Travel e com a SellMyTimeshare.tv executaram mandatos, fizeram buscas em várias instalações e realizaram várias detenções. A investigação está a decorrer.

Aconselhamos os consumidores que têm preocupações relativas a estas empresas, ou em relação a elas, a apresentar uma queixa online na Action Fraud através de http://actionfraud.police.uk ou a telefonar para o número 0300 123 2040.

 

EZE Group

Na sexta-feira, 17 de novembro de 2017, Dominic O'Reilly (descrito como CEO da EZE Group) da EZE Europe Ltd e a sua filha Stephanie O'Reilly, diretora da EZE Europe Ltd, compareceram no Tribunal de Birmingham. Declararam-se culpados no âmbito da Proteção ao Consumidor, de acordo com a Unfair Trading Regulations 2008. Estas ofensas inserem-se na deturpação relativamente à venda de "Créditos de lazer" ou de "Serviços de concierge", um produto de "férias e estilo de vida" e têm ligações a alegada assistência jurídica a proprietários de timeshare.  As autoridades do Reino Unido têm vindo a fazer avisos oficiais relativamente aos Créditos de lazer.